Excelente oportunidade para ingresso no mercado de trabalho, uma vaga de estágio pode significar a porta de entrada para um competitivo sistema mercantil. Além de possibilitar ao estudante aliar a aprendizagem no meio escolar ou acadêmico à prática, o período de estágio é importante para aprimorar conhecimentos e crescer gradativamente na carreira escolhida. Porém, a falta de alinhamento entre o banco de currículos e a procura de empresas por novas contratações emperra o processo de inserção no mercado.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), há cerca de um milhão de estagiários contratados no país – sendo 740 mil para o ensino superior e 260 mil para o ensino médio e técnico. Contudo, o potencial de possíveis estagiários chega a 18 milhões, ou seja, apenas 5,5% deles conseguem estagiar. Para facilitar a aproximação entre empresas e candidatos, o Departamento de Educação Profissional e Estágios (Depe) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves busca a atualização constante de seu banco de dados.

O objetivo é favorecer a formação de profissionais cada vez mais capacitados para as funções exigidas no meio corporativo – e, dessa forma, garantir aos setores mão de obra qualificada para suprir suas necessidades competitivas. O Depe mantém seu compilado de currículos à disposição dos associados do CIC-BG. “Nosso compromisso enquanto entidade representativa da classe empresarial é mediar esse processo tão importante para o desenvolvimento socioeconômico do município Vemos constantemente empresas que buscam novos colaboradores para fortalecer o seu quadro e, de outro lado, jovens dispostos a aprender e evoluir profissionalmente”, pontua o presidente da CIC-BG, Elton Paulo Gialdi.

Entenda como funciona

Estudantes maiores de 16 anos, de ensino médio, cursos técnicos e nível superior, podem enviar seus currículos e atestado de frequência escolar para o cadastro no Depe. A partir de então, o departamento direciona os candidatos para entrevistas conforme as vagas disponibilizadas e o perfil pessoal de cada um – com atividades compatíveis com o curso de formação. Para empresas associadas ao CIC-BG, a taxa cobrada é de 12% sobre o valor da bolsa-auxílio concedida ao contratado. Já para os não sócios, a taxa é de 22%.

Os currículos de interessados em possíveis vagas de estágio podem ser enviados diretamente para o e-mail depe@cicbg.com.br. O telefone para mais informações é (54) 2105.1999.