Expoente nacional em soluções voltadas para a robotização e digitalização fabril, a Dalca Brasil tem construído sua trajetória de mais de 15 anos alicerçada em um constante processo de aprimoramento de processos e crescimento para melhor atender as demandas do mercado. Em 2023, a empresa se consolida ainda mais em seu segmento de atuação com o projeto de expansão de seus negócios: a construção de um novo pavilhão em ampliação de sua sede, em Bento Gonçalves (RS), que triplica a capacidade produtiva, em uma área com dois mil metros quadrados, e que contará com um tech center, reunindo soluções para quem busca competitividade e resultados para o seu negócio. O espaço deve ser inaugurado no próximo ano.A proposta vai encontro das necessidades de empresas de diversos segmentos na busca por soluções voltadas à automação industrial. Os projetos instalados pela Dalca Brasil, de alta complexidade e produtividade, utilizam tecnologias como robôs industriais, Simulação Virtual, Veículos Autoguiados, Visão artificial, Internet das Coisas, Softwares de Gestão (MES) e integração com outros sistemas. A empresa tem em seu portfólio de clientes nomes importantes como Whirlpool (Brastemp e Consul), BIC, WEG, Santa Clara, Klabin, Stara, AGCO, Romi, Randon, Bertolini, Electrolux, New Holland, Caterpillar, Nestlé, Intelbras, entre outros. Atualmente, reúne cerca de 60 colaboradores, entre contratados diretos e prestadores de serviço indiretos. Hoje a empresa atua em todo Brasil e está abrindo os primeiros projetos no mercado Latino Americano.Desde 2007, o negócio conta com um acordo de cooperação tecnológica com Casarini Robótica da Itália, além de parcerias com os maiores players globais de tecnologia robótica e automação. Quando estreou no mercado, propostas tecnológicas de automação industrial, robótica e digitalização vinham acompanhadas de uma áurea futurística, distante da realidade de muitas empresas brasileiras. As noções de indústria 4.0 ainda nem permeava a pauta de trabalho. “Era um segmento novo, desconhecido, com conceitos que não faziam parte da cultura corporativa da maior parte das organizações. Nosso primeiro desafio foi justamente esse: transferir conhecimento para os empresários e abrir sua percepção para o potencial desses investimentos”, lembra o fundador e CEO Bruno Dal Fré.Esse respaldo conquistado junto ao mercado no decorrer dos anos chega em um momento crucial para as empresas, no qual se torna necessário investir em tecnologia para manter-se competitivo no mercado. “Nossa maior conquista ao longo dessa trajetória foi a de consolidar uma marca sinônimo de segurança para os clientes, reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de excelência, com confiabilidade e confidencialidade. Hoje, colhemos os frutos desse trabalho, sempre em constante atualização e evolução”, destaca Dal Fré.