O Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre inaugurou recentemente, em Caxias do Sul, o serviço de biometria. Os cidadãos italianos da região poderão contar maior agilidade na hora de emitir ou renovar o seu passaporte.
Em um primeiro momento, a novidade terá foco nas solicitações de pessoas com idade até 18 anos e acima dos 60, pessoas com deficiência (PcD) e cidadãos italianos com comprovada urgência. Segundo o cônsul-geral, o italiano Valerio Caruso, a ideia é fortalecer os serviços consulares interiorizando-os em todo o Rio Grande do Sul, começando por Caxias, um dos berços da comunidade italiana.

“O Consulado de Porto Alegre está fazendo mais de 1.400 passaportes por mês. É um número enorme, que coloca o Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre entre os primeiros consulados do mundo por números de passaporte. As filas estão se reduzindo e acho que vão desaparecer nos próximos meses. Estamos antecipado [o atendimento de] muitas pessoas que, antes do nosso mandato (iniciado em 2022) eram agendados até em 2024”, afirma.

De chegada em Caxias do Sul, a tecnologia segue o cronograma de implementações programado pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A biometria já foi levada ao interior em três oportunidades, passando por Farroupilha, Passo Fundo e Carlos Barbosa no âmbito do projeto “Andiamo” de coleta de impressões digitais.

Os agendamentos deverão ser solicitados pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it, preenchendo no campo assunto “solicitação de passaporte”. Os requerentes receberão as informações sobre a documentação a ser providenciada. Para os cidadãos italianos que não se enquadram nas especificações acima, a orientação é para que façam as solicitações de biometria ao Consulado-Geral, através do endereço passaporti.portoalegre@esteri.it.

“A pessoa chega no Consulado Honorário, tem a coleta das impressões digitais, os funcionários vão para Porto Alegre, nós imprimimos os passaportes e eles voltam para Caxias do Sul. Uma entrega do serviço diretamente na casa dos cidadãos caxienses”, explica o cônsul Valerio Caruso, atentando para facilitar o translado do público atendido inicialmente.
O cônsul honorário de Caxias, Gelson Castellan, destaca que a unidade da maior cidade da Serra Gaúcha planeja ampliar seus serviços gradualmente, ao passo que conduz estrategicamente as relações institucionais com empresas e organizações. Ele lembra que, dos poucos mais de 100 mil italianos que habitam no Rio Grande do Sul, aproximadamente 30 mil são atendidos pela circunscrição de Caxias do Sul.

À esquerda, cônsul honorário de Caxias do Sul, Gelson Castellan , ao lado o cônsul-geral de Porto Alegre, Valerio Caruso.