O visitante que ingressar nos Caminhos de Pedra pelo Barracão estará, pois, utilizando a mesma porta de entrada dos primeiros imigrantes, revivendo de certa forma, as mesmas sensações dos recém-chegados, através das histórias contadas pelos seus descendentes. Não deixe de dar esse mergulho na história da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Lovara Vinhas e Vinhos
As famílias Tecchio e Benedetti, com larga experiência na elaboração de vinhos, dentro dos mais sofisticados processos de vinificação desenvolvidos em parceria com a Vinícola Miolo. A vinícola fica em uma casa restaurada,  e une o que há de mais moderno em tecnologia com a secular história da família.
Contato: (54) 2102-9005 | www.lovara.com.br
Rua José Benedetti, 222 – Vila Nova | Acesse o mapa
Atendimento: 
Segunda a sábado das 9h às 17h.


Vinícola Casa Fontanari
A Tradição de elaborar vinhos teve início com Guilherme Fontanari, um dos fundadores da Cooperativa Vinícola Aurora. Desde então a família sempre esteve intimamente ligada aos vinhos. Durante quatros gerações elaboravam vinhos apenas para o consumo próprio e para presentear amigos e familiares. Em 2014 a Família Fontanari abriu as portas para o público.
Contato: (54) 3455-6257| www.casafontanari.com.br
Linha Palmeiro, São Pedro, Distrito de São Pedro | Acesse o mapa
Atendimento: Diariamente das 10h às 18h


Cantina Strapazzon
Na casa de pedra construída por volta de 1880, a família Strapazzon mantém a cantina onde produz vinho e suco de uva. Os visitantes são convidados a conhecer o processo de elaboração das bebidas.
Contato: (54) 3455-6321
Linha Palmeiro, São Pedro, Distrito de São Pedro | Acesse o mapa
Atendimento: Diariamente das 9h à 17h30


Vinícola Salvati & Sirena
Em um prédio construído em formato octogonal com pedras basálticas, a Vinícola das famílias Salvati e Sirena produz vinhos finos de uvas históricas e suco de uva. A casa serve refeições típicas italianas para grupos pré-agendados.
Contato: (54) 3455-6400 | www.salvatisirena.com.br 
Linha Palmeiro, São Pedro, Distrito de São Pedro | Acesse o mapa
Atendimento: Diariamente das 9h às 18h