Os bentogonçalvenses estão sendo convidados a exercer a solidariedade de forma especial neste mês de agosto: participando do Desafio Voluntário. A ação é uma mobilização regional para celebrar o Dia do Voluntariado, lembrado em 28 de agosto. Na cidade, quem encampa o projeto é a Parceiros Voluntários, ONG localmente mantida pelo CIC-BG.

Todos podem participar desse desafio. A primeira etapa é planejar uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Depois, escolher o local onde a ação vai ser desenvolvida – como escolas, organizações sociais, creches, praças, hospitais, etc. Então, basta registrar a iniciativa na Parceiros Voluntários por meio de uma ficha de cadastro. As atividades devem ser realizadas entre os dias 26 e 27 e ter seus registros fotográficos publicados com a #DesafioVoluntárioSerraProdução.

A mobilização pelo Desafio Voluntário visa a unir toda a comunidade a favor da construção de uma sociedade melhor e mais igualitária. Por isso a Parceiros Voluntários quer sensibilizar – e ajudar a comunidade – a participar da atividade, colocando sua equipe à disposição para contribuir com as etapas de planejamento e esclarecimento de dúvidas, por exemplo. “As ações solidárias devem ser perenes, durante o ano inteiro, mas, para isso, é muito importante estimularmos as pessoas a participarem desse tipo de campanha, que pode significar o pontapé inicial de outras iniciativas que vão surgindo. Precisamos do apoio de todos, pois voluntariar é um ato nobre”, destaca a coordenadora da Parceiros Voluntários do município, Angélica Somenzi.

Mais informações sobre o desafio podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.

Dados nacionais reforçam adesão ao voluntariado

O Desafio Voluntário é ação idealizada pela Serra Produção – organização que compreende, nessa edição, os Centros da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Nova Prata, Marau e Bento Gonçalves. A campanha vai ao encontro de dados sobre voluntariado a nível nacional: a última pesquisa ‘Outras Formas de Trabalho 2017’, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no país, o equivalente a 4,4% da população com 14 anos ou mais de idade. O aumento foi de 12,9% em comparação ao ano anterior. Nesse sentido, a ONG prospecta ainda mais adesão – tanto de pessoas físicas quanto jurídicas – para aumentar cada vez mais essa corrente do bem e, assim, fazer jus ao crescimento apontado pelo levantamento também aqui na região.