O otimismo que começa a dar sinais cada vez mais sólidos na economia gera reflexos positivos também no setor varejista – nos âmbitos macro e local. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves retratou o crescimento registrado pelo comércio nos últimos 12 meses (período de agosto de 2018 a agosto de 2019).

O acréscimo nos negócios fica, em média, na casa dos 4%. A estimativa levou em conta o desempenho dos varejistas associados à CDL-BG – coletando dados de dezenas de comerciários nos segmentos de vestuário e acessórios. Esse indicador acompanha e supera o desempenho do setor no cenário nacional, onde o aumento foi de 1,6%, conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o patamar de vendas no setor varejista brasileiro volta a ficar próximo do recorde alcançado em 2014.

“Se há um movimento de retomada de confiança e poder de compra por parte do consumidor, cabe ao lojista aproveitar esse cenário favorável e investir na expansão de seus negócios. Trabalhar a qualificação da equipe, para que prestem serviços de excelência aos clientes, estudar a oferta de produtos no mix, elaborar promoções e condições facilitadas de compra são algumas das estratégias à disposição do comércio. Esse planejamento é ainda mais relevante à medida que nos aproximamos do fim de ano, período que concentra as datas comemorativas mais expressivas e relevantes em termos de vendas para o setor. A CDL-BG, na condição de entidade representativa de classe, ajuda o lojista com diversas ferramentas, entre elas os cursos de capacitação e o serviço de consulta ao SPC Brasil, importante aliado na hora do estudo para concessão de crédito”, avalia o presidente, Marcos Carbone.

Outra ação tradicional na agenda da entidade deve contribuir para a manutenção do bom desempenho nas vendas: o lançamento da campanha ‘Bento Natal Premiado’, com extensa programação de atividades e iniciativas que incentivam as compras no comércio local. A edição deste ano deve ser apresentada aos lojistas em outubro e lançada ao público já no início de novembro. Entre os destaques, sorteio de prêmios para os clientes do varejo de Bento Gonçalves e ações junto à comunidade. “A CDL-BG se apresenta como parceira no fortalecimento do comércio e incentivadora de desempenhos cada vez mais expressivos em prol do desenvolvimento bento-gonçalvense”, pontua Carbone.

 

Comércio de Bento Gonçalves registra aumento de vendas nos últimos 12 meses